Termos técnicos integração

Principais vantagens na Integração entre Sistemas

Com a nova era tecnológica tomando conta de funções antes desenvolvidas por humanos, há uma grande automatização no setor industrial. O grande benefício é a qualidade do serviço, precisão das informações e acesso simples e fácil aos dados da empresa. Levando cada vez mais a utilização e dependência de sistemas, softwares e aplicações para as mais variadas áreas. Por outro lado, as empresas que sempre utilizaram sistemas legados (comuns em 2007, por exemplo), se não buscarem atualizações, acabam ficando para atrás no mercado. Assim também, soluções de gestão que não estão voltadas para a automatização e crescimento com escalabilidade, se tornaram inúteis em uma época onde quase tudo está na nuvem e é acessado de forma instantânea.

E para que haja automatização, inovação e agilidade, integrar sistemas é essencial na infraestrutura de TI das corporações modernas.

Portanto, empresas que não se atentam para essa modernização e não buscam integrar seus sistemas podem enfrentar diversos desafios. 

Ausência de integração que gera ineficiência

Um exemplo seria implementar um ERP no seu negócio, sem que os dados gerados nesse sistema sejam exportados para suas soluções fiscais, obrigando o contador a fazer cálculos de tributações no Excel e a inserir dados manualmente, resultando em menor agilidade e maior risco de que erros atravessem o processo.

Outro exemplo seria onde os funcionários de área comercial perdem tempo no fechamento de negócios, correndo para outro layout para assinarem um contrato e, posteriormente, retornando ao primeiro sistema, anexando o documento, resultando em desperdício de energia e foco.

Além desse exemplo, existem muitos outros pontos que atrapalham a eficiência de uma empresa, que na prática, são causados pela falta de sinergia entre aplicações.

Perceba que o objetivo de se contar com tecnologia empresarial é ter dinamismo e mobilidade nos negócios. No fechamento de contratos, sincronização de informações entre todos os departamentos, redução de falhas de comunicação e diminuição de erros.

Se a empresa cresce implementando novos sistemas, mas negligenciando suas integrações, perde-se o sentido do investimento em tecnologia. A organização perde dinheiro, tempo, esforço humano e deixa de ser competitiva. 

3 vantagens principais da integração de sistema

Sincronizar os dados que navegam em sua empresa resultam em um universo de benefícios. Veja a seguir:

   

 

Sua corporação ainda não é um exemplo de empresa integrada? Converse com nossos consultores para levantar orçamentos e começar e automatizar os seus processos!

Próximo post
O que é um Middleware?