O que é API REST?

 em Termos técnicos integração

As APIs ou Webservice Rest são tecnologias utilizadas de forma recorrente em nosso dia-a-dia, pois a necessidade de aplicações que funcionem única e exclusivamente pela internet, isto é, independentes de plataforma, tem sido fundamental para a realidade atual em que vivemos.
Entender sobre esse assunto é importante, pois essa tecnologia é utilizada para facilitar a comunicação entre uma aplicação back-end e diferentes formas de apresentações front-end, ou seja, é essencial para o desenvolvimento de aplicações multiplataformas.

O que é API?

Application Programming Interface (Em português, significa Interface de Programação de Aplicações), trata-se de um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos e documentados por uma aplicação A, para que outras aplicações consigam utilizar as funcionalidades desta aplicação A, sem precisar conhecer detalhes da implementação do software. Ou seja, permitem a comunicação entre aplicações e entre os usuários.
Para isso, a API utiliza requisições HTTP que são responsáveis pelas operações básicas necessárias para manipulação dos dados. As principais requisições podem ser resumidas em criar dados no servidor, permitir leitura de dados no host, excluir informações e atualizar registros.

O que é Rest API?

O principal protocolo de comunicação para sistemas Web é o HTTP, que surgiu há mais de 20 anos. Roy Fielding, nos anos 2000, foi um dos principais autores do protocolo HTTP e ele mesmo sugeriu, dentre outras coisas, o uso de novos métodos para esse protocolo. Para dar sentido às requisições HTTP, suas sugestões permitiram o uso desse protocolo de uma forma muito mais próxima da nossa realidade, trazendo simplicidade através de URLs específicas e dados padronizados.

Então, através desses princípios, o REST surgiu.

REST significa Representational State Trasnfer (Em português, Transferência de Estado Representacional) e seu conceito pode ser resumido em um conjunto de padrões utilizados para que as requisições HTTP atendam as diretrizes definidas na arquitetura de aplicações web.

Qual as vantagens de utilizar o Rest API?

Separar o cliente do servidor

Ao utilizar o modelo Rest API, separar as aplicações front-end e back-end é uma grande vantagem, pois é importante para proteger o armazenamento de dados, possibilitando apenas a troca de informações, sem tratamento de regras de negócio, seja para recuperar dados, seja para inserir ou deletar novos registros.

Mais eficiência

Com essa separação entre cliente e servidor, o processo de desenvolvimento da aplicação ocorre com  mais facilidade, já que não há dificuldades para acoplar recursos. A API permite que o banco de dados de diferentes servidores seja acessado pela aplicação, se tornando importante para o desenvolvimento em grandes aplicações. Portanto, sua utilização resulta em uma garantia de mais visibilidade e confiabilidade.

Desenvolvimento de aplicações multiplataformas

A utilização de Rest API é importante para adicionar diversas funcionalidades ao site já que, através dessa tecnologia, as requisições HTTP retornam dados no formato JSON, que é o formato mais utilizado. Portanto, a maioria dos sites que trabalham sob esse modelo, recebem esse formato de dados.  Suas características permitem a integração com diferentes aplicações; entre elas, sistemas de pagamento e redes sociais. Por isso, é uma tecnologia que garante maior confiabilidade e escalabilidade, além de facilitar o desenvolvimento de aplicações multiplataformas.

A Inoutway é especializada em integração de APIs Rest (ou Webservices). Conheça mais sobre nossos serviços clicando aqui.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário